quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

lançamento do filme MADNESS no adventure

A equipe do programa ADVENTURE foi até o litoral norte de Santa Catarina para saber mais sobre o produtor e diretor Pablo Aguiar, com foco no lançamento do filme MADNESS. São poucos e bons surfistas vivendo cenas de loucura roteirizadas pelo próprio Pablo, além de muito surf de qualidade. Abaixo você confere trechos da entrevista gravada em Balneário Camboriú, que você assiste no programa completo transmitido pelo Canal20 da NET ou também pela internet.
Não deixe de conferir a sexta edição do Adventure que traz no primeiro bloco a última parte da viagem do bodyboarder profissional Jorge Baggio. Indonésia, Tahiti, Chile e Ilhas Canárias foram os picos dropados nesta edição de despedida do Projeto Barrels Board. Baggio, aguardamos novas emoções!

Meu nome é Pablo Aguiar, tenho 24 anos, sou de Blumenau e atualmente eu moro em Balneário Camboriú. Meu primeiro contato com os audiovisuais foi quando eu tinha mais ou menos 16 anos num fim de semana em Mariscal (aproximadamente 60km ao norte de Florianópolis-SC), meus amigos já filmavam e eu comecei a me interessar para revezar nas filmagens e poder me ver surfando também. Era tudo uma brincadeira para analisar o surf de cada um.

Acho que a brincadeira virou séria quando eu comecei a querer mexer com as imagens, porque antes a gente só filmava e tinha um amigo que editava (Michelangelo Bernardoni) e a gente ia na casa dele e ficava olhando, daí todo mundo queria mexer pra fazer sua própria sessão. Foi aí que comecei a me interessar por edição e me envolver nessa área de vídeos.

O MADNESS é meu primeiro trabalho profissional. Antes eu produzia DVDs portifólio para amigos aqui em Balneário que tinham interesse de apresentar algum material para as marcas atrás de patrocínio, vídeos dos campeonatos de surf e skate da associação aqui de Camboriú e também um curta metragem durante um intensivo de cinema em Curitiba-PR.

Eu tentei produzir um material bem artístico para o filme, com imagens diferentes trabalhando a cor e a luz. Esse meu equipamento contribui muito para isso, acho até que em termos de equipamento de produção independente no Brasil pode ser considerado um dos melhores.

Sobre a produção do MADNESS, quem me deu bastante força foi o Michelangelo Bernardoni, devo muito do que aprendi a ele; outro amigo que me ajudou bastante foi o Bruno Tessari e na arte gráfica os créditos vão para o Guilherme Rosa (Gauchinho) que está cuidando da capa do DVD e também do site.

Como esse é meu primeiro projeto grande, a maior dificuldade é que eu preciso fazer tudo: dirigir, filmar, editar, fazer assessoria de imprensa, etc. Outro obstáculo é a falta de apoio, porque as marcas querem o material pronto antes de investir.

Eu fui pra Califórnia com a intenção de renovar o equipamento, aproveitei pra filmar dois atletas que estavam lá na mesma época que eu (Marlon Klein e Michel Flores) na região de San Clemente e San Diego. Também aproveitei para ir até o Hawaii porque sabia que o Yuri Castro e o Michelangelo Bernardoni também estariam lá e felizmente eu consegui filmar os dois e colocar o projeto em prática. O Hawaii rendeu muito material bom, a luz é ideal e as ondas quebram perto... foi um investimento do meu bolso que valeu muito a pena.

Na edição eu trabalho com finalcut e lá tem muitos efeitos prontos, o que não faz o meu estilo. Prefiro criar no momento de captar as imagens, eu mesmo filmar um negócio doido e criar um efeito legal. No começo do preview que foi cedido para essa entrevista eu quis relacionar com a loucura (que dá título ao filme, Madness), tanto que não tem nenhuma fala. Quase não usei efeitos, trabalhei bem a cor sem efeitos de transição.


Programa Adventure 006
Bloco 1 - Barrels Board
Bloco 2 - MADNESS

Lançamento oficial MADNESS (Capa DVD)
07.12 - Kiwi Bar, Praia Brava Itajaí
19.12 - Mondo Birre – Curitiba
20.12 - Confraria das Artes, Florianópolis
www.filmemadness.com

Texto e foto: Manu Scarpa